Café Brasil X Café Colômbia e a Lenda do Café…

 

 

Café Brasil X Café Colômbia

Brasil e Colômbia são líderes na produção de café arábica e concorrem quando o assunto é a qualidade da bebida.

De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), hoje o Brasil é o maior produtor mundial da semente, com produção estimada em 145 milhões de toneladas.

A Colômbia não ganha em quantidade, mas foi pioneira no marketing de vendas. O mérito dos colombianos é ter criado o conceito de café gourmet. Devido às propriedades de clima e solo do país, eles produzem um café ácido e transformaram um aparente defeito em qualidade.

Apesar de não ser possível comparar diretamente a qualidade do café produzido nos dois países, as principais diferenças são quanto ao solo, colheita e processamento.

Na Colômbia, o café é produzido nos solos vulcânicos dos vales que rodeiam a Cordilheira dos Andes. Na região próxima à linha do Equador, o clima é chuvoso e impede o processamento do café da maneira como é feita no Brasil. No país vizinho, o café é despolpado depois da colheita e passa por uma fermentação para só então ser destinado à secagem e isso influencia na acidez do café colombiano e em seu teor de açúcares.

Já no Brasil, o café arábico é cultivado principalmente no sul de Minas, Cerrado mineiro e Mogiana Paulista, áreas de clima quente, onde a secagem dos grãos acontece sob o sol, em pátios abertos, após a colheita.

Lenda da descoberta do café

Conta a lenda que há mais de 1300 anos, no território da atual Etiópia, um jovem pastor árabe Kaldi observou uma tarde como suas cabras atuavam de uma forma estranha, correndo e dando saltos como loucas, depois de comer arbustos de frutos vermelhos.

O pastor, intrigado pelo que ocorria, decidiu levar as mostras de folhas e frutos a um mosteiro chamado Cheodet, onde os monges por curiosidade puseram os grãos para cozinhar. Ao provar a bebida, acharam tão ruim que jogaram ao fogo o que sobrou.

Mas os grãos, à medida que se queimavam, despediam um agradável aroma.

Os monges tentaram então voltar a preparar uma bebida com os grãos torrados e ficaram fascinados com o resultado.

 

 

Responder

Back to top