Há dúvidas sobre quando usar cada uma dessas gorduras?
As principais diferenças entre elas são: primeiro quanto ao paladar e segundo ter que respeitar as diferentes características de cada uma pois possuem diferentes tempos de queima, ou seja, a temperatura que cada uma suporta. Veja abaixo algumas informações a respeito.
Óleo – Tem o ponto de queima alto, significa que ele pode ficar bastante tempo no fogo antes de começar a queimar. Com exceção do óleo de soja, todos os outros óleos de cozinha não inodoros e não passam nenhum sabor para a comida. O óleo vegetal queima a 280/300°C
Manteiga – Tem o ponto de queima muito baixo e por isso não pode ficar muito tempo sobre o fogo. Se você quiser dourar um alimento e quer que ele tenha um gosto amanteigado a sua opção de gordura será a manteiga, mas se você não quer que o alimento queime de jeito nenhum uma boa opção é mesclar manteiga com óleo (ou azeite). Sempre duas partes de manteiga para uma de óleo (azeite). Desta forma você conseguirá dourar mais o alimento sem que ele se queime.
Uma outra opção é utilizar a manteiga clarificada, que nada mais é que a manteiga derretida (preferencialmente em banho maria) e sem as partes sólidas . A manteiga comum queima a 96/120°C e a manteiga clarificada (sem o soro e impurezas ) queima a 180/200°C.
Azeite – Tem o ponto de queima médio é o mais saudável das três gorduras. O azeite queima a 180/200°C.
Considero super importante esse conhecimento para utilizar as gorduras de maneira correta e adequada em cada preparação.
Responder