Essas dicas são do doutor em Gestão da Qualidade e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos André Bonnet, e acho que nunca é demais termos conhecimento dessas informações…
1 – Fornecedores renomados
Principal cuidado deve ser comprar alimentos de empresas renomadas. Não que os pequenos produtores fabriquem produtos de má qualidade, o fato é que o controle nas grandes indústrias é maior, o que resulta em maior segurança para o consumidor.
2 – Perecíveis só no fim
No mercado, deixe os produtos perecíveis para o fim da compra. Isso minimiza a quebra de cadeia de temperatura do alimento, evitando a deterioração devido à má conservação.
3 – Proteção do Sol
Não deixe os produtos no carro por longo período, principalmente sob o sol.
4 – Pão quente
Pães quentes devem ser guardados em embalagens abertas, de forma a evitar o aumento da umidade no interior da embalagem, que pode levar ao crescimento de micro-organismos.
5 – Instruções do fabricante
Siga rigorosamente as instruções do fabricante para o acondicionamento do produto, prazos de validade, observando inclusive a informação sobre a segurança do consumo, após aberto.
6 – Produtos in natura
Produtos in natura, como frutas e hortaliças, devem ser higienizados antes do consumo. Durante o cultivo e na manipulação do campo até o supermercado, além do tempo de exposição, há um acumulo de micro-organismos que podem ser levados ao prato e também contaminar a cozinha.
Para a limpeza, a recomendação é usar uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. Os itens devem ficar 15 minutos imersos nessa solução e depois lavados.
7 – Indício de contaminação
Ao observar indício de contaminação de um produto, não o consuma. Retire-o da geladeira ou do armário e comunique à empresa, pois essa informação pode ser essencial para a identificação de um problema de processo e, dessa forma, evitar contaminações futuras.
Se não houver o retorno esperado, pode-se procurar entidades de defesa do consumidor.
8 – Embalagens amassadas
Embalagens amassadas ou enferrujadas, de maneira geral, não devem ser compradas, pois danos à embalagem aumento o risco de contaminação por microrganismo.
9 – Embutidos
Embutidos com coloração alterada também devem ser evitados
10 – Alteração de características normais
Produtos in natura que apresentem características fora dos padrões – batata com consistência mais mole, um mamão enrugado, por exemplo – devem ser evitados.
Obs.:A foto utilizada para ilustrar a matéria, foi feita por Marco Aurélio Coelho para Salt & Sucre
Responder